Projetos de Investimento e Mudanças na Organização Territorial Fluminense

Com a melhoria no desempenho econômico fluminense, a partir dos anos 1990 e sobretudo nos anos 2000, surgiram novos estudos sobre a realidade produtiva e territorial fluminense. As interpretações mais recentes vêm destacando processos de transição e/ou de mutação pelos quais vem passando a economia metropolitana e fluminense.

Apesar das divergências em relação à natureza e determinantes desse processo, apontam consenso no entendimento de que mudanças claras podem ser observadas, em relação ao padrão histórico de desenvolvimento estadual, indicando uma certa diversificação setorial e reorganização territorial das atividades econômicas.

Tendo como base essas discussões, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral examinar os principais projetos de investimento para o Rio de Janeiro e as transformações na organização territorial fluminense (urbana e regional) nas últimas décadas.

Coordenação
Hipólita Siqueira de Oliveira

Integrantes
Taina Azamor da Costa Barros; Isis Alves Perdigão; Felipe Barros Portilho, Robson Santos Dias Nathalia Figueiredo de Azevedo .

Financiador(es)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.