hipolitasiqueira@ippur.ufrj.br

Hipólita Siqueira de Oliveira

Professora Associada

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2009). Período Sandwich no Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2007-2008). Mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2003). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – UFRJ (2014-2016). Diretora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) (2017-2019). Membro do Grupo Clacso “Desenvolvimento, Espaço e Capitalismo Global”. Representante da UFRJ no Comité Académico de Desarrollo Regional da Associación de Universidades Grupo Montevideo (CDR/AUGM). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Espaço e Poder”. Professora visitante da University of British Columbia, Canada (2019-2021). Membro da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE). Membro da Regional Studies Association. Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022 da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, CAPES. Áreas de Pesquisa: Desenvolvimento Econômico; Economia Política Urbana e Regional; Políticas de Desenvolvimento Regional; e Geografia Econômica. 

Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: Planejamento, Território e Desenvolvimento; Economia Política Urbana e Regional; Geografia Econômica; e Desenvolvimento Econômico.

Palavras-chave: desenvolvimento econômico, economia política urbana e regional, geografia econômica, políticas de desenvolvimento regional