Desigualdades, Trabalho e Políticas Sociais

Esta linha de pesquisa tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre temas emergentes e centrais do capitalismo contemporâneo, considerando as políticas públicas e as desigualdades socioespaciais no âmbito do desenvolvimento capitalista brasileiro.

Escalas espaciais, Território e Poder

Examinar em diversos planos analíticos e escalas espaciais as principais transformações do capitalismo contemporâneo e a acumulação de poder e riqueza em alguns agentes e seu encadeamento de decisões produtoras do espaço social.

Estado, Reescalonamento, Estatalidades e Capacidades Governativas

Analisar os processos de reescalonamento espacial do Estado brasileiro e a constituição de novas estatalidades e suas implicações no território.

Infraestrutura, Desenvolvimento e Território

Promover uma adequação e refinamento do arcabouço teórico-metodológico relativo ao papel da infraestrutura no debate sobre desenvolvimento e planejamento regional e urbano, bem como produzir orientações para a formulação e a implementação de políticas públicas territorializadas. Analisar a provisão de infraestrutura e serviços coletivos e suas inter-relações com estratégias de desenvolvimento e com os agentes produtores e consumidores de espaço.