brandaoufrj@gmail.com

Carlos Antônio Brandão

Professor Adjunto

É Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Bolsista 1 C CNPq. Suas atividades de docência, pesquisa e extensão se concentram na área do Planejamento Urbano e Regional. Professor Titular-Livre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e Professor Titular em Economia Regional e Urbana pela UNICAMP. Possui Doutorado e Livre-Docência pelo Instituto de Economia da Unicamp. Mestrado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG. Pós-doutorado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Pós-doutorado em Geografia pela Universidade de British Columbia. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org.

Atua nas seguintes linhas de pesquisa: i) Planejamento Regional e Urbano, com o objetivo de estudar os processos, dinâmicas e casos concretos de políticas públicas territoriais; ii) Produção Social dos Espaços Regionais e Urbanos, que realiza estudos sobre as bases teóricas sobre a produção social do espaço, na perspectiva do Norte e do Sul; e iii) Neoliberalização, Subdesenvolvimento e seus Espaços, com análises sobre os processos concretos de neoliberalização nos espaços específicos dos capitalismos subdesenvolvidos, periféricos e dependentes.

Palavras-chave: capacidades estatais, capitalismo periférico, desenvolvimento desigual e combinado, economia política urbana e regional, neoliberalização, planejamento urbano e regional