Professores do IPPUR em missão de pesquisa na França: Programa CAPES-COFECUB

Os professores do IPPUR, Deborah Werner e Fábio de Oliveira, membros do Grupo de Pesquisa Espaço e Poder, estão em missão de pesquisa na Universidade de Paris I, na capital francesa. Iniciada em novembro de 2025, a missão terá duração de 10 meses, e integra as atividades realizadas no âmbito da pesquisa “Serviços públicos urbanos frente às questões socioambientais, tecnológicas e democráticas”. A Pesquisa é coordenada pela professora do IPPUR Rosangela Luft, e pela Secretária Geral do Groupement de recherche sur les institutions et le droit de l’aménagement, de l’urbanisme et de l’habitat (Gridauh), sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Financiado pelo Programa Capes-Cofecub, o projeto será desenvolvido no período 2025-2028.

Além das missões de pesquisa em curso, o projeto já realizou duas missões de trabalho, a primeira ocorrida em abril de 2025, e a segunda realizada em dezembro de 2025.

A primeira missão teve como atividades as visitas de campo realizadas pelos pesquisadores franceses, Marion Chapouton (GRIDAUH), Alice Fuchs-Cessot (Université 8/Vincennes Saint-Denis), Frédéric Rolin (Université Paris Saclay/GRIDAUH) e Norbert Foulquier (Université 1/SERDEAUT/GRIDAUH), e pela equipe brasileira, ao estado do Rio de Janeiro. Os pesquisadores visitaram as comunidades de Chápeu Mangueira e Babilônia, no bairro do Leme, na capital fluminense, onde conheceram as instalações da Cooperativa Percília e Lúcio de Geração Distribuída e a sede da Revolusolar, no bairro da Cidade Nova; e o município de Búzios, onde participaram de uma audiência pública sobre licenciamento ambiental de atividades de cruzeiro e visitaram o bioma Mangue de Pedras, ameaçado por projetos de saneamento básico a serem implementados na região dos Lagos. Além das visitas de campo, foi realizado o I Seminário Internacional Serviços Públicos Urbanos e Mudanças Climáticas: perspectivas francesa e brasileira em debate, no auditório do IPPUR.

Em dezembro de 2025, a missão de trabalho foi realizada em Paris, com participação de Rosangela Luft, Suyá Quintslr, Fábio de Oliveira e Deborah Werner, professores do IPPUR e integrantes do projeto. Organizada pelos parceiros franceses, os pesquisadores visitaram o Grand Paris Express, projeto de mobilidade implementado na metrópole parisiense para integrar as cidades que compõem a periferia de Paris; o Museu de Esgotos de Paris, sobre o saneamento urbano da capital e região metropolitana; e fizeram um tour guiado ao longo do Rio Sena, com o intuito de compreenderem a integração de vários serviços públicos em torno do rio. A equipe participou ainda do Colloque du GRIDAUH sur droit de l’urbanisme et protection du patrimoine.

A segunda missão de trabalho contou ainda com a realização do Séminaire franco-brésilien – “Les services publics urbains: Régimes juridiques et expériences en France et au Brésil, onde os pesquisadores brasileiros palestraram sobre os serviços públicos de mobilidade, energia elétrica e saneamento básico sob a perspectiva do pacto federativo, dos marcos regulatórios dos serviços e dos desafios frente às mudanças tecnológicas e aos processos de desestatização por que passam tais serviços.

Saiba mais sobre o projeto “Serviços públicos urbanos frente às questões socioambientais, tecnológicas e democráticas” aqui.