Desigualdades, Trabalho e Políticas Sociais
Esta linha de pesquisa tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre temas emergentes e centrais do capitalismo contemporâneo, considerando as políticas públicas e as desigualdades socioespaciais no âmbito do desenvolvimento capitalista brasileiro.
Escalas espaciais, Território e Poder
Examinar em diversos planos analíticos e escalas espaciais as principais transformações do capitalismo contemporâneo e a acumulação de poder e riqueza em alguns agentes e seu encadeamento de decisões produtoras do espaço social.
Estado, Reescalonamento, Estatalidades e Capacidades Governativas
Analisar os processos de reescalonamento espacial do Estado brasileiro e a constituição de novas estatalidades e suas implicações no território.
Infraestrutura, Desenvolvimento e Território
Promover uma adequação e refinamento do arcabouço teórico-metodológico relativo ao papel da infraestrutura no debate sobre desenvolvimento e planejamento regional e urbano, bem como produzir orientações para a formulação e a implementação de políticas públicas territorializadas. Analisar a provisão de infraestrutura e serviços coletivos e suas inter-relações com estratégias de desenvolvimento e com os agentes produtores e consumidores de espaço, na busca por promover infraestruturas emancipatórias.
Mercadejação, Neoliberalização e Território
Analisa a construção dos mercados, em contexto de neoliberalização e financeirização, e busca refletir sobre as possibilidades contra hegemônicas de conformação de mercados mais híbridos e plurais, em contraposição aos mercados capitalistas neoliberais.
Federalismo e Políticas Públicas
Analisa abordagens teóricas e experiências históricas de Federalismo, de maneira a compreender os aspectos políticos e econômicos do federalismo brasileiros; as consequências do reescalonamento do Estado para o pacto federativo; as condições de cooperação e as disputas federativas; e implicações para a definição de política públicas: do localismo à governança.