Infraestrutura Desenvolvimento e Território

O projeto tem como objetivo apresentar uma linha de investigação renovada sobre as relações entre infraestrutura, desenvolvimento e território, reforçando a herança de originalidade que caracteriza o pensamento socioeconômico latino-americano e brasileiro. Para tanto, a pesquisa estará referenciada na trajetória contemporânea do processo nacional de acumulação de capitais e reconhecerá as particularidades multiescalares do estilo nacional de desenvolvimento.

Espera-se que a execução da pesquisa possibilite aprofundar, desde uma calibração teórica adequada, o entendimento da oferta de infraestrutura e dos efeitos territoriais dela decorrentes. Essa tarefa pressupõe que os serviços e equipamentos infraestruturais constituem a resultante da hegemonia no pacto societário vigente no País. Por isso, refuta-se a ênfase reducionista das abordagens convencionais, que estabelecem vínculos entre competitividade e infraestrutura e promovem verdadeira assepsia sociopolítica ao exaltar casos exitosos e modelos canônicos supostamente replicáveis em qualquer realidade. Ao assumir a existência de conflitualidades, a pesquisa ora proposta procurará apontar as determinações de mais amplo escopo que objetivam a pugna social em torno à oferta de infraestrutura, recorrendo ao exame dos arranjos e rearranjos institucionais, dos modelos de governança, dos padrões de financiamento e dos efeitos territoriais a ela associados.

Trata-se de uma proposição metodológica que pretende apreender, de modo simultâneo, os condicionantes gerais da acumulação de capitais no Brasil e a parcialidade de fenômenos socioeconômicos, políticos e institucionais, materializados no território nacional. Para tanto, serão realizados estudos comparativos entre projetos de distinta natureza existentes no País, relacionando-os a experiências semelhantes nos países desenvolvidos.

Equipe

Coordenadores

Pesquisadores