Rodas de Diálogos, acesso aos serviços públicos e consolidação da cidadania
A extensão “Rodas de diálogo: acesso aos serviços públicos e consolidação da cidadania” busca estimular e fortalecer a formação de grupos de discussão sobre os serviços públicos, direitos constitucionais e a consolidação da cidadania nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Cumprindo a função de mediadores, os executores do projeto buscam desenvolver canais de interlocução entre a academia e comunidade escolar, na troca de referenciais teóricos, dados estatísticos, empíricos, vivência e experiência, que evidenciem e problematizem as relações entre o Estado e a escala da vida cotidiana em que se desenvolve a prática coletiva e cidadã.
Os executores participam de oficinas sobre as temáticas abordadas pelo projeto, no âmbito do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o intuito de prepará-los para as exposições, rodas de diálogos e debates que ocorrerão nas escolas públicas vinculadas ao projeto.
O diálogo com as escolas é muito importante para que seja estabelecida a agenda das temáticas prioritárias pela unidade de ensino. Ainda que o projeto tenha como foco a questão do acesso aos serviços públicos, a proposta do trabalho é estimular que os integrantes dos grupos de discussão nas unidades de ensino estabeleçam a agenda das temáticas específicas que serão priorizadas nas discussões. Os debates deverão ser mediados pelos estudantes (graduação e pós-graduação) diretamente envolvidos na operação deste projeto de extensão, cabendo aos professores responsáveis pelo projeto preparar os estudantes-mediadores para cumprir suas funções por meio do fornecimento de referências teóricas, experiências concretas, metodologias ou quaisquer outras informações julgadas necessárias.
Os responsáveis pelo projeto de extensão buscarão desenvolver estratégias de comunicação dinâmicas que fortaleçam a interdisciplinaridade, tais como o uso de diferentes formas de expressão artística, mídias sociais ou quaisquer outras ferramentas que incentivem o envolvimento e a interação dos integrantes dos grupos de discussão. Visitas à Universidade e desenvolvimento das rodas em espaços públicos também podem ser planejados. A ênfase na busca por novos métodos de comunicação não implica o abandono das atividades usuais de extensão, como a organização de palestras ou cursos. Em dias e locais acordados junto à comunidade escolar, professores e estudantes da graduação e da pós-graduação, envolvidos no projeto de extensão promoverão os ciclos de debates ou rodas de diálogos com os temas propostos.
Entre em contato e leve as Rodas de Diálogo para sua escola!
Equipe Rodas de Diálogo
Coordenadores:
Deborah Werner
Integrantes:
Extensionistas da UFRJ
Período de vigência
Desde 2018