Grupo Espaço e Poder no Centro de Estudios Urbanos y Regionales (CEUR), em Buenos Aires
Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Espaço e Poder participaram de atividades realizadas no Centro de Estudios Urbanos y Regionales (CEUR- CONICET), nos dias 17 e 18 de junho de 2024, em Buenos Aires, Argentina.
No dia 17 de junho, Deborah Werner participou do Seminário “Escalas em Disputa: Hegemonia e Contra-Hegemonia no território”, organizado pelo pesquisador Ariel Garcia (CEUR/CONICET), como parte das atividades das XVI Jornadas Nacionales de Investigadores en Economías Regionales, que ocorrerá em 23, 24 e 25 de outubro de 2024. Na ocasião, a pesquisadora abordou perspectivas que orientam as pesquisas do Grupo Espaço e Poder, com ênfase nas implicações territoriais da neoliberalização.
Já no dia 18 de junho, Deborah Werner e Martín Scarpacci apresentaram seus trabalhos no Seminário “Tras las Huellas de las Infraestructuras: Paradigmas Tecnoeconómicos y Asimetrías en el Espacio Construido”. O evento foi organizado pelos pesquisadores Pablo Elinbaum, Regina Vidosa, Natalia Lerena, Damián Bil e Florencia Aramburu, integrantes do CEUR.
A partir de aspectos teóricos e estudos de caso trazidos pelos participantes, o evento discutiu os arranjos sociotécnicos que envolvem as infraestruturas, o papel do Estado, o contexto de neoliberalização e o caráter extrativista que marca o capitalismo latino-americano e suas infraestruturas. Os trabalhos de Deborah e Martín trouxeram reflexões sobre as infraestruturas extrativistas no Estado do Rio de Janeiro.
Imagens: arquivo pessoal