Jamie Peck e Nik Theodore visitam experiências inovadoras no campo da proteção social no Brasil

Por Fernanda Pernasetti

Entre os dias 13 e 17 de maio de 2024, os professores Jamie Peck (University of British Columbia) e Nik Theodore (University of Illinois Chicago) realizaram uma série de entrevistas com gestores públicos, atores da sociedade civil e figuras políticas ligadas ao campo da proteção social, em São Paulo e Brasília. Como pós-doutoranda do Grupo Espaço e Poder (CNPq 25/2021), e ex- orientanda do prof. Jamie Peck (PDSE-Capes 2018), com trabalhos publicados sobre previdência e estrutura geral da seguridade social brasileira, participei da construção e organização da agenda, e acompanhei as entrevistas realizadas nessa semana de trabalho intenso. A atividade deu continuidade à visita anterior de Nik Theodore ao Rio de Janeiro e à Maricá, em julho de 2023.

Quase uma década após o lançamento de Fast Policy: experimental statecraft at the thresholds of neoliberalism (2015), Peck e Theodore consideram que, no Brasil, as recentes experimentações locais no campo das políticas sociais, tais como a Renda Básica de Cidadania, da cidade de Maricá; e as Cozinhas Solidárias, impulsionadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) por todo o país, podem se configurar em interessantes objetos de pesquisa sobre o tema da mobilidade interescalar no campo da proteção social. As visitas, portanto, funcionaram como um mapeamento preliminar para a possível construção de uma nova agenda de pesquisa.

Imagem: Da esquerda para a direita, Nik Theodore, Jamie Peck, Deputado Estadual Eduardo Suplicy e Fernanda Pernasetti (arquivo pessoal).