deborahwerner@ippur.ufrj.br

Deborah Werner

Professora Adjunta

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2011). Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Estágio Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales – lEHESS, Paris, França, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da UFRJ, atua no Programa de Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPG-PUR) e na Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), do IPPUR.

É membro da Red del Desarrollo Socioeconômico espacial Latinoamericano (Redsla); integra o Grupo de Pesquisa CNPQ Espaço e Poder; o Grupo de Trabalho Clacso 2019-2022/2023-2025 Energia y desarrollo sustentable” e a pesquisa Grupos Emergentes FAPERJ Desigualdades territoriais e serviços públicos: o Estado do Rio de Janeiro no contexto das cidades inteligentes. Faz parte da Rede de Investigadores no Centro de Estudios del Orden Global – da Universidad Nacional Autónoma do México.

Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: Infraestrutura, desenvolvimento e território; Estado, desenvolvimento econômico e políticas públicas; e Mercadejação, neoliberalização e capitalismo periférico.

 

Palavras-chave: desenvolvimento, Estado e desenvolvimento econômico, Estado e políticas públicas, neoliberalização, território, transição energética